terça-feira, 5 de abril de 2011

Corpo energético

 Anatomia energética

Vamos falar um pouco da anatomia energética para que seja possível entender melhor a sua importância, ligação com os aspectos físicos e interferência nos mesmos.
Basicamente podemos citar como componentes principais os chakras, meridianos e aura, cuja função associa-se a absorver, distribuir energia, matriz do corpo físico, controlar o prana no corpo, interações e proteção do campo energético.

CHAKRAS

"A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos por videntes como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando em alta velocidade, vibrando em pontos vitais de nosso corpo. Os chakras são pontos de interseção entre vários planos e através deles nosso corpo etérico se manifesta mais intensamente no corpo físico.
...
São sete os principais chakras, dispostos desde a base da coluna vertebral até o alto da cabeça e cada um corresponde à uma das sete principais glândulas do corpo humano. Cada um destes chakras está em estreita correspondência com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices giram a uma grande velocidade, permitindo que a "prana", flua para cima por intermédio do sistema endócrino. Mas se um desses centros começa a diminuir a velocidade de rotação, o fluxo de energia fica inibido ou bloqueado - e disso resulta o envelhecimento ou a doença." (Fonte: http://pt.wikipedia.org)

Os chakras ficam ligados a centros nervosos e glandulares fazendo o intercâmbio do sutil ao físico. Por mecanismos próprios, captam energia ou prana e abastecem áreas específicas que por sua vez tratarão de equilibrar todo o Ser. 
Os sete chakras principais são: 
  • Coronário
  • Frontal
  • Laríngeo
  • Cardíaco
  • Plexo solar
  • Umbilical
  • Básico
MERIDIANOS

"Meridiano é um dos nomes pelos quais são conhecidos os "canais de energia" utilizados na acupuntura e outros métodos terapêuticos da medicina tradicional chinesa. 
...
Segundo esta literatura, existem vários tipos de energias que percorrem o corpo. A energia que recebemos de nossos ancestrais, a energia que adquirimos pelo ar e alimentos, que circula internamente, e a energia protetora, que circula mais externamente.
Os meridianos são os canais por onde estas energias percorrem o corpo. Através de estímulos em determinados pontos do meridiano, pode-se reequilibrar as energias do corpo e de órgãos."  (Fonte: http://pt.wikipedia.org) 

De forma análoga podemos ver os meridianos como artérias que irão conduzir as energias. Semelhante a um vaso sanguineo, se algo obstruir este livre circular, poderá levar a colapsos e problemas notados no plano físico. 

AURA

A aura, segundo várias religiões e tradições esotéricas, é um elemento etéreo, imaterial, que emana e envolve seres ou objetos; é, por vezes, também considerada como um atributo inerente aos seres vivos.
...
A aura é um campo energético que envolve o nosso corpo físico e nos dá toda a leitura emocional do nosso corpo físico. Nossos medos, nossas angústias, nossas raivas, enfim, todo o emocional. Nossa aura tem 7 faixas, cada faixa tem uma cor, cada cor está relacionada com a cor dos nossos chakras. Assim, quando você está de bem com a vida, num estado de espírito muito bom, as cores da aura são bem vivas e bem fortes.   (Fonte: http://pt.wikipedia.org)

Como puderam perceber, a aura emana e circula estruturas. Desta forma temos este manto de proteração e interação com o meio. 

A anatomia energética é grandiosa e extrapola os limites físicos. Manter o bom funcionamento deste mecanismo é de vital importância para o equilíbrio do todo. 
Fora a questão do bem estar geral, em um centro de estudo extrafísico que frequentei, era passado o conceito de que na "cartilha de evolução" os passos iniciais estavam ligados ao profundo conhecimento, equilíbrio e manutenção da harmonia dos chackras, onde por muito tempo foram realizados exercícios voltados para estes.

Nossa intenção não é formar "doutores" nesta questão, por isto trouxemos conceitos básicos, pois estes servirão de alicerce para o entendimento de questões a serem discutidas posteriormente. Aqueles que se interessaram pelo assunto, pesquisem e aprofundem mais, pois é muito interessante e há muita riqueza de detalhes que seriam bem vindos ao "buscador". 

Enfim, ao visualizar seu Ser, perceba além da matéria e sinta que você é muito mais do que aquilo que pode notar pelos cinco sentidos humanos.

Marcia Castro 05/04/2011