Prana
Como vimos até agora, toda realidade que conhecemos possui aspecto vibracional. Pela ciência é possível medir campos de força e esta afirma que toda matéria sólida, é em grande parte "espaço vazio preenchido de energia".
Falamos dos Chakras, meridianos, aura, energias do ambiente, perdas de energia. Agora vamos entender um pouco melhor as energias que por estes circulam e nutrem a vida.
"Prāna (em sânscrito:प्राण , sopro de vida) é, segundo os Upanishad, antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos seres vivos através do ar que respiram." (http://pt.wikipedia.org)
A energia vital encontra-se no ar, na luz do sol, na água, na terra e alimenta tudo que tem vida, provendo nossas necessidades. Poderíamos imaginar o prana como minúsculas partículas que a tudo permeiam. Energia pura que sustenta a vida e manifesta-se pela dança dos átomos.
Ao inspirar, absorve o ar e prana, em alimentos frescos além dos nutrientes também recebe sua parcela de prana, pelo contato com a natureza...
Enfim, temos meios naturais para receber este "alimento sagrado", no entanto nos dias atuais percebemos que muitos andam "desnutridos", carentes desta força abundante e inesgotável do Universo.
Veja o homem moderno, trancado em escritórios, stress, respiração/postura errada, alimentos industrializados, falta de contato com a natureza, repressão de seu Eu verdadeiro e por ai vai. Não fica difícil visualizar como seria a absorção e circulação de energia vital e ainda qual seria o quadro manifestado fisicamente. Agora se dermos um mês de férias para este homem em uma praia tranqüila, com alimentos saudáveis, sol, banhos de mar, tranqüilidade. Ele seria revigorado em grande parte. Isto não decorre apenas do descanso, mas em ser abastecido de um dos elementos essenciais para sua vida e tão pouco valorizado, sendo inclusive esquecido neste cotidiano de compromissos.
Outro exemplo do quanto estamos carentes em energia vital e fácil de perceber para quem já se submeteu a alguma terapia vibracional, é a sensação conquistada após a aplicação. Seria como uma "carga rápida de energia", onde o terapeuta por meio de técnicas específicas, canaliza o prana e direciona para centros de absorção apropriados.
O estado ideal para o homem é a plenitude desta energia, pois ela é tão essencial quanto o alimento, água, ar e sua ausência levaria à morte. Muitos problemas físicos, emocionais e mentais decorrem desta carência. Algo tão essencial deveria ser melhor entendido e valorizado.
Além de bem absorvido, o KI precisa circular pelo corpo e vitalizá-lo no todo. Mas em situação de desequilíbrio dos chakras, meridianos bloqueados, ocorrerá o colapso de algumas áreas, podendo se manifestar na forma de doenças.
Terapias como acupuntura, vibracionais e outras podem ajudar a aliviar o quadro, mas se não houver conscientização de que alguns hábitos e posturas devem ser revistos, os problemas voltarão a aparecer.
O tratamento é a mudança e busca por melhor qualidade de vida.
Espero que procure reconhecer tudo isto na sua vida e que encontre meios para reeducar sua respiração, alimentação, contato com a natureza, incorporar exercícios físicos ao seu dia e tudo mais que revigore seu Ser.
Comprove na prática os efeitos do prana.
Sugestão de meditação (visualização criativa):
Primeiramente busque uma posição confortável, se possível deitado. Relaxe todo o corpo, solte os braços, pernas e sinta seu corpo leve.
- Visualize sua rotina diária como se fosse um espectador da mesma, análise como conduz seu dia e como se sente em determinadas ocasiões.
Caminhe por sua vida e ambientes costumeiros.
- Em determinado momento perceba um corredor de luz que chama sua atenção e atrai para o mesmo. Ao entrar sinta a proteção de seu anjo ou mentores espirituais te acompanhando. A sensação de paz e segurança te motivam a caminhar.
- Sinta que gotas de luz caem sobre você, como uma chuva que lava todo seu Ser. Veja que ela atravessa seu corpo e limpa seu corpo internamente, desbloqueando pontos com problemas, desentupindo chakras e meridianos. A luz circula pelo seu corpo levando toda energia desequilibrada para o chão, onde será reciclada pela mãe terra.
- Ao final do corredor sente o calor do sol e caminha por um lindo local, com céu azul, flores e plantas com toda sua beleza, árvores frutíferas, pássaros voando e cantando alegremente. Perceba toda a beleza que ali existe e sinta que também faz parte desta harmonia.
- Pare e aprecie tudo. Sinta a terra morna sob seus pés. Veja como esta firme e em contato direto, ao ponto de perceber raízes energéticas saindo dos seus pés e absorvendo da terra alimento vital. Dentro desta energia de mãe protetora da terra, sinta-se acalentado e cuidado por ela em suas necessidades, trazendo vida para seu interior.
- O céu azul já não parece distante e sente que é rodeado por sua energia, a energia do pai protetor aumenta sua fé e confiança no Universo. Percebe seus mentores espirituais enviando luz e força. A brisa azul suave acariciando seu rosto e despertando seu Eu divino.
- Ao olhar para o Sol, consegue perceber que ele emite pequenas partículas douradas e respira profundamente esta energia dourada que se mistura ao perfume das flores. É uma sensação muito agradável, sente que tal qual o alimento, ela é absorvida pelo seu corpo e passa a circular pelo mesmo, vitalizando e preenchendo de luz.
- Nesta agradável sensação de bem estar, volta a caminhar e aproveita para comer algumas frutas, brincar, sentir a maciez das pétalas das flores. Tudo parece pleno e perfeito, inclusive você.
- Então volta para o corredor por onde chegou e percebe que na entrada, existe agora, uma grande esfera de Luz dourada. Intuitivamente sente que estava reservada para você e a lança sobre o local onde vive, percebe que ela espalha luz dourada sobre todos os locais que freqüenta e nutre todas as pessoas que neles estão, deixando-os harmoniosos.
- Antes de voltar pelo corredor, agradeça a todos os elementos que ali se apresentaram e sinta que é bem vindo a retornar sempre que quiser.
- Retorne à sua vida mantendo a sensação de Paz e Equilíbrio e sinta que passará a dedicar maior atenção às pequenas belezas que pode encontrar no seu dia, que cuidará pelo melhor contato com forças tão maravilhosas e capazes de proporcionar grande Harmonia.
Muita Luz!
Marcia Castro 09/04/2011